top of page

Quando se fala de espectador digo que:

 

Uns vivem mais

Outros morrem mais.

Uns se embriagam

Outros se eternizam.  

Versos da Meia-Noite. 2000, pg. 9
POEMA DO DIA
 
 
SAUDADE

 

Não queria estar aqui.

Queria ter dormido aí com você.

Na pior das hipóteses seria melhor

Mesmo que ontem, ao ir dormir,

Não tivesse me dado boa noite,

Tivesse dormido de costas para mim

E hoje não tivesse me dado bom dia.

 

Seria melhor

Apenas vê-la, sentir seu cheiro,

Correr o risco de ser tocado à noite,

Saber que estava por perto

Seria um conforto, um ânimo à alma,

Um motivo a mais de ser feliz,

Uma alegria ao meu coração.

 

Não queria estar aqui.

Queria ter dormido aí com você.

 

São Paulo-SP, 15 de set/ 2014

BEM-VINDO AO MUNDO DAS PALAVRAS, DAS MINHAS PALAVRAS

 

 

Conheço pessoas que gostam de muitas coisas divertidas na vida e geralmente gostam de expor isso a seus amigos e familiares, muitos até se familiarizam com as redes sociais de forma que alcancem o maior número possível de pessoas.

 

Eu gosto de escrever e estou feliz em poder compartilhar esse hobby com meus amigos, familiares e amantes da literatura, nas suas formas mais variadas. Alguém recentemente me perguntou porque e para quem escrevo. Demorei um tempo para entender isso.

 

Mas hoje já consigo discernir que escrevo porque gosto e me faz bem ler em seguida o que escrevi. Às vezes me surpreendo, às vezes não. Não existe alguém em especial para quem escrevo. O que me deixa feliz é saber que algo que escrevi foi útil para o leitor despretensioso que, por acaso, ou, por qualquer interesse particular tenha lido o que escrevi.

 

Iniciei escrevendo poesia. Algumas delas com poucos versos, mas com algum sentido metafórico. Alguns versos são bem ousados, outros mais tímidos, como eu era no início da vida adulta, que eu não pedi para ter. Eu sempre quiz mesmo foi tomar banho na chuva e observar, à beira do barranco, a água descendo rio abaixo.

 

No início eu escrevia mesmo para passar o tempo, mas depois, comecei a observar como as palavras são interessantes. Elas ganham cada sentido! Os mais divertidos são os sentidos figurados.

 

As palavras por si somente não são muito atrativas, especialmente quando se vive de escrever textos técnicos, onde pedra é pedra mesmo, fogo é fogo mesmo e água é água mesmo. Mundo mágico, palavras com sentito dúbio não é para existir, ao menos em um texto técnico. Não gosto de texto técnico, onde uma flor só entra se estiver falando de plantas, de Meio Ambiente, enfim...

 

Vejo como é lindo o fato de existirem palavras feias e palavras bonitas e que dependendo de como as usamos, pode ser a solução para uma vida solitária e as vezes vazia. A nossa palavra é uma dádiva do criador para as suas criaturas. Cada indivíduo que se beneficia desse privilégio, desse presente que é a fala, deve se tornar agradecido por ter essa maravilha da comunicação a seu favor.

 

Nesse espaço desejo expor as minhas palavras. Será uma honra poder compartilhar um pouco delas com todos os que desejarem conhecê-las.

 

Sejam bem vindos!

 

Valdeci Duarte

 

bottom of page